1 de mai. de 2012

Ensino - Serviço - Comunidade

Médica Residente, Enfermeira Residente, Acadêmica e Agente Comunitária em Visita Domiciliar














O médico de família é, um médico de Atenção Primária à Saúde, ou seja, ele precisa possuir um vínculo com seus pacientes antes deles adoecerem, e quando esses começarem a sentir algo, esse médico deve ser o primeiro a ser consultado. Dessa forma, nessa especialidade os médicos fazem promoção de saúde, prevenção de doenças, diagnóstico precoce, e mesmo o tratamento de doenças que façam parte de sua capacidade clínica. No médico da família não existe dicotomia entre prevenção e cura.
A visita domiciliar é importante para os médicos de família, mas as consultas são realizadas prioritariamente no consultório médico, a não ser em contextos específicos como o dos pacientes acamados. Outro importante recurso é o conhecimento da comunidade em que paciente habita, desde infra-estrutura até valores culturais; esse aspecto é mais importante na Estratégia Saúde da Família (conhecido até 2005 como Programa de Saúde da Família ou PSF).
O médico de família atende a pessoas de todas as idades e ambos gêneros, de maneira integral, trabalha em equipe interdisciplinar. Esta especialidade resgata a relação médico-paciente prejudicada pela grande fragmentação decorrente da ultra-especialização da medicina.
Para se tornar um médico de familia, é importante que, além dos 06 anos de medicina, mais 02 anos de especialização (residência) em Médico de Família e Comunidade (MFC).
 A MFC é uma especialidade médica como, por exemplo, a Pediatria, a Cardiologia, a Cirurgia e todas as outras. Apesar de ser uma especialidade antiga, só começa a ter mais visibilidade há pouco tempo com a implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) pelo governo Federal na década de 90 (atualmente Estratégia de Saúde da Família) e, no Rio de Janeiro, com a implantação das Clínicas da Família. Porém, é muito importante e difundida na Europa, no Canadá e em outros países.
A Clínica da Família Souza Marques é um pólo de ensino e conta com a Parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com a Faculdade Técnico Educacional Souza Marques (FTESM) e bolsistas de Medicina da prefeitura do Rio de Janeiro (SUSEME), sob a batuta da Dra. Suliane.

Residência Médica:

Residente ri coma  história do Cadastrado em Visita
A residência em Medicina de Família e Comunidade (RMFC) é uma etapa da formação médica em que os médicos recém-formados se especializam para atender a pessoa, com uma abordagem integral, e sua relação com a família e a comunidade. Entende-se como abordagem integral o foco no indivíduo como um todo, ou seja, não há um foco na doença, mas sim na pessoa. Os residentes são treinados para atender os problemas de saúde mais comuns e mais prevalentes da população, bem como atender toda a família (crianças, mulheres, gestantes, idosos e adultos) e ter um olhar atento à comunidade onde estas pessoas estão inseridas. Além disso, são orientados a trabalhar com a prevenção de doenças e a promoção de saúde. Da mesma forma como toda a equipe, os residentes realizam Visita Domiciliar, fazem atendimentos, participam de PSE e promovem outras atividades.

   Na Clínica da Família Souza Marques temos 05 residentes (Dra.Amanda, Dra. Lise, Dra. Roberta e Dr. Rafael), sendo eles 04 residentes médicos e 01 residente de enfermagem (Enfermeira Marcela).



Acadêmicos:

Acadêmicas em atendimento sobre a batuta da Dra. Suliane
Em relação ao programa de acadêmicos bolsistas da SUSEME, trata-se de uma importante integração do serviço de Atenção Primária (clínicas da família e postos de saúde) com as Universidades. É um estágio para os estudantes de Medicina conhecerem o funcionamento da Atenção Primária e das Clínicas da Família e terem contato com a MFC. Importantíssimo em um contexto de formação universitária voltada para o ensino nos hospitais e focada na doença, não no indivíduo.  Auxilia também a despertar nos alunos o interesse pela Medicina de Família e Comunidade como futura especialidade.
 Não podemos esquecer dos acadêmicos de odontologia que estão cumprindo seu estágio na Clinica da Família, auxiliando os Dentistas (CD), Assistentes de Saúde Bucal (ASB) e os Técnicos em Saúde Bucal (TSB).
Família ouve atentamente as orientações da Acadêmica
A Clinica da Família também conta com os acadêmicos da Faculdades Técnico Educacional Souza Marques no auxílio do projeto. Geralmente auxiliando nas atividades, realizando Visita Domiciliar, entre outras funções.
O programa de Acadêmicos é a porta de entrada na Estratégia de Saúde de Família, pois é através dele que os estudantes conhecem como funciona a Estratégia e se questionam se vale a pena realmente fazer a tão sonhada residencia e a continuidade na Saúde da Família

                       

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.